Vanessa By Vanessa

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Sou Caruaruense e Pernambucana com muito orgulho, tenho 30 anos... Filha do Deus Altíssimo, esposa de Eduardo, mãe de dois filhos lindos, corredora amadora, ciclista de fim de semana e amante de qualquer esporte que me tire do sofá!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ideologiaaaaaa Eu Quero uma para Viver!!

Faz um ano que tenho lido relatos de pessoas que correm.

Alguns que correm profissionalmente sendo eles de curta, média, longa ou ultra quilometragem. Que, por conseguinte, seus recordes e superações são inspiração de muitos  de nós, corredores amadores. 
Alguns para atingir ideais de beleza. Para acompanharem pai, mãe, tia, avô, primo, filho, sobrinho, cunhado, namorado ou mesmo os amigos, que, na maioria das vezes, são FORÇADOS, sob pena de perderem o namorado ou amigo por falta de assunto... Rs. Pois, quem corre, quando há reunião, o assunto é? Corrida, claro!
Há o praticante eventual, que só corre fim de semana ou uma vez na semana, mas mesmo assim vive dizendo: Poxa! Depois que comecei a correr meu colesterol, pressão, triglicerídeos, tudo isso normalizou... Mas, quando termina o treino, só pensam em traçar uma boa feijoada, buchada, rabada... Na verdade, eles correm para poder comer, comer e comer!
Há também aqueles que, encontraram na corrida a fórmula de entrar em forma, emagrecer e conseguir aquele shape que dá inveja a qualquer lipoaspirada e plastificada que se encontre por aí. E, fala sério! Independente de qualquer motivação inicial, com treinos e uma boa alimentação, chega-se ao shape por conseqüência!
Há muitos estilos dentro desse universo democrático, eclético, divertido, saudável e contagiante.
Mas, há um, que eu quero vos falar, o meu estilo, do meu relato, o que me conduz a cada passada endorfinada e apaixonada.
Enquadro-me, enquadro não, pois nesse esporte eu não preciso conjugar esse verbo. Na verdade, eu faço parte de um todo. Como cita William P. Young, em seu livro A Cabana: “... Você não apenas vive no mundo, mas o mundo vive em você!”

Sou  parte daqueles corredores que suam a camisa por que realmente precisam FUGIR! Isso. Fugir, evaporar e sumir para poderem ter um momentinho de individualidade.

É a horinha do dia que é só seu! Todinho seu! Esquece-se dos problemas financeiros, domésticos e neuras existenciais... E olhe que não são poucas... Hehehe!

Sente-se os pêlos do corpo arrepiando a cada km percorrido. É endorfina na veia!

É momento de correr para poder: Pensar, escutar música, orar, agradecer, traçar objetivos, bater recordes, se superar, se obstinar e sentir o vento, suor e coração bater, bater em ritmo acelerado... Tum-Tum-Tum-Tum!

Aonde raiva, frustração ou mágoa vêm a ser alavancas a cada passada, com a sensação de afundar o asfalto. Impulsionadores de novos recordes pessoais e que ao mesmo tempo, são expurgados do corpo, como uma doença ruim... Uma verdadeira sessão de desencapetamento, como diria a blogueira Fabiana Amorim (Borra Correr 21km).

Tudo se converte em SUOR! Põe-se todas as mazelas para fora!
Renovação física, psicológica e espiritual. Isso mesmo, espiritual. Pois, sinto Deus me dando forças, me renovando, me orientando e me dando o privilégio de poder viver isso tudo!

Faço da corrida de rua, uma filosofia, uma ideologia de vida!

Como diria Cazuza: Ideologiaaaaaaaaaaaaaa, eu quero uma para VIVER!

Pelo ao menos esse é o meu “feeling corrístico”.

Eu quero VIVER em lato sensu! Viver muito e correndo muito!

E você? Já é parte de algum todo?

Beijão                                     
Corredora Pernambucana

5 comentários:

  1. Arrasou Vanessa. Com certeza foi fácil escrever este relato porque é seu coração falando. Também sou deste time. Mesmo que não tenha sido no início. Adorei! Mariana

    ResponderExcluir
  2. Mari,
    De vez em quando eu fico Melodramática!! Mas foi do coração!!
    Bjuuuu

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Olá Vanessa boa noite é por isso que eu amo correr, pq a endorfina nos faz levar muito longe, não é mesmo, muuito bom o seu relato parabéns e continue focada nos treinos que muitas vitórias virão...

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Ah eu tb... Correr para mim é pura terapia... E ler os outros tb... kkk Foi ótimo!
    bjs!
    :-))))

    ResponderExcluir
  5. Anti-stress na certa, Mari. A não ser qdo lesiono e fico de gancho uns dias. Ai...
    Estou saindo de outra fascite e quero correr 9km neste fds. Ia participar de duas, uma de 5km no sábado e a de domingo que vou de qquer jeito. Mas a amiga querida que iria comigo sábado, 'amarelou' rsss. Não quero ir sózinho para o litoral, então ficarei só na prova de domingo ao lado dela. Acho q até será melhor pra não machucar mais.
    Vamo que vamo...
    Boas passadas, amiga...

    Everton
    www.passadasfirmes.blogspot.com
    @tatolimpico

    ResponderExcluir